Blog

  • A solução Trade da Smarket está na reportagem “Gargalo da execução” da revista SA Varejo, edição julho 2019. Na matéria, nossa CEO Marcela Graziano fala sobre as vantagens de ter o sistema como aliado na hora de planejar e organizar uma gôndola dentro do varejo: “A...

  • Os softwares facilitam a vida do varejo e nas promoções isso não é diferente! A estratégia das ofertas é fundamental para o sucesso de qualquer varejo e muitos deles procuram a tecnologia para auxiliar nesse processo. Confira aqui 8 razões para você começar hoje mesmo...

  • Profissionais que atuam nesse setor conhecem bem os desafios que o trabalho no varejo pode apresentar. Em especial, na gestão das ofertas. Do momento em que as promoções são decididas até a impressão final do tabloide, nós selecionamos 5 dicas que podem facilitar o seu...

  • As promoções impulsionam as vendas em todos os canais e categorias, mas não é simples chegar na fórmula do sucesso. Sendo assim é importante entender que o impulso dado por essas ações são “picos promocionais”, ou seja, resultados em curto-prazo. É natural visualizar um aumento...

  • A fidelização de clientes no varejo é um assunto que vem sendo tratado de diversas formas no setor varejista. Os programas de fidelidade nasceram no início da década de 80, nos Estados Unidos, com o intuito de melhorar o relacionamento das companhias aéreas com os...

  • O que é Shopper? Shopper é quem efetivamente realiza a compra, enquanto consumidor é quem de fato consome o produto. Ambas palavras podem se referir também a mesma pessoa. O novo shopper é exigente e se importa com a sua experiência de compra.   Você...

  • Lidar com a estratégia e com o processo de ofertas nunca é algo fácil. No entanto, o primeiro passo para melhorar seu processo é descobrir suas falhas. Abaixo, alguns descuidos que provavelmente você pode cometer:   1. Não avaliar se a promoção atingiu o objetivo...

  • O que é marketing sensorial? O marketing sensorial é um conjunto de técnicas que visam despertar os cinco sentidos do consumidor: tato, olfato, visão, paladar e audição. Pensando que o comportamento do consumidor está cada vez mais voltado para as interações momentâneas, investir em marketing...

  • O varejista tem em mãos diversas estratégias para melhorar seu desempenho e sua marca, sendo a promoção uma das mais utilizadas. Uma promoção de sucesso no varejo se traduz no aumento de vendas, no encorajamento de um consumo que naturalmente não teria acontecido. Isso é...

  • Uma promoção pode ter vários motivos estratégicos, mas deveria prestar atenção, principalmente, no aumento de faturamento da empresa — seja para acabar com estoques ou até divulgar um novo produto. De acordo com um estudo da Kantar em seis países — Brasil, México, China Continental,...

  • Por Florian Braun, Berry Diepeveen e Henrik Östhed. Fonte: Brain & Company Sistemas ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) ajudam companhias na administração de áreas como finanças, recursos humanos e até gestão de suprimentos. Ao passar dos anos, suítes de ERP estão se tornando estruturas...

  • No mundo digital já é comum, mas no varejo físico ainda é uma carência: personalizar e recomendar produtos. A Salesforce trouxe a informação de que 75% dos brasileiros aceitariam compartilhar suas preferências e outros dados pessoais em troca de uma personalização que oferecesse um serviço...

  • Duas catarinenses do setor de tecnologia participam entre 19 a 21 de março da 53ª Convenção Abras, maior feira nacional voltada para varejistas conhecerem lançamentos da indústria A Smarket, startup especializada em gestão de promoções para o varejo, de Florianópolis, e a Simplus, maior central...

  • A Smarket vai integrar a nova vertical varejo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), lançada na sede da instituição na última terça-feira (19/2), em palestra do conselheiro do Grupo Imaginarium, Carlos Zilli. Com o intuito de fomentar novos negócios no Estado e atuar em discussões...

  • A Smarket participou da maior feira voltada para varejo do mundo. A National Retail Federation promoveu a NRF 2019: Retail’s Big Show, que ocorreu em Nova Iorque, nos EUA, entre 13 e 15 de janeiro, e contou com a presença da CEO da Smarket, Marcela...

  • A Smarket Solutions participou da NRF 2019 neste mês, a maior feira voltada para varejo do mundo, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de janeiro, e trouxemos destaques de algumas palestras, visitas técnicas pós-evento e encontros com clientes pelo Jacob Javits Convention Center,...

  • Se os nossos objetivos se alinham com o dos nossos clientes, o nosso sucesso é uma consequência do deles. A Coop – Cooperativa de Consumo e a Rede Top são clientes da Smarket e atualmente estão se destacando no setor varejista pelas suas novas conquistas....

  • A Coop – Cooperativa de Consumo, a Rede Hirota e o Supermercado Pague Menos são clientes da Smarket e atualmente estão se destacando no setor varejista pelas suas novas conquistas.  A Coop pela inauguração do 1º Restaurante Self Service no Brasil em parceria com a...

  • A Rede de Supermercados Pague Menos visitou ontem (06/11) a sede da Smarket Solutions em Florianópolis. O propósito da visita do Rafael Souza, do Demerson Oliveira e do Leonardo Alves Vasconcelos foi apresentar a operação da rede e conhecer as novas atualizações de produto da...

  • Qual o impacto do sortimento no varejo? O excesso de sortimento no varejo tem um impacto negativo em diferentes ramos de atuação do varejo. A lógica por trás disso é que existe um limite no qual o consumidor passa a ter dificuldades para conseguir escolher o...

  • Inspire-se com exemplos de merchandising e crie uma ótima estratégia para seu ponto de venda! Confira ideias para criar um PDV criativo e atraente para seus clientes. Ação de merchandising da C&A e a opinião de pessoas sobre os produtos A C&A do Shopping Iguatemi,...

  • Durante os dias 14 de junho a 15 de julho tivemos a 21ª edição da Copa do Mundo, na Rússia. Torcemos e sofremos pela nossa seleção, mas não foi desta vez que conquistamos o hexa. Mesmo assim, podemos tirar algumas lições que a Copa do...

  • A falta de mapeamento de espaços disponíveis em lojas gera perda de receita. E parece que os varejistas perceberam isso e querem reverter a situação Trade Marketing sempre foi o assunto da indústria. É a oportunidade de influenciar diretamente na disposição dos seus produtos nas...

  • Existem diversos tipos de ponto extra nos varejos, cada um utilizado com um objetivo especifico para a venda.  Vamos falar sobre como funciona a estratégia para expor esses produtos em cada um destes pontos de venda. 1 – Ponta de Gôndola Essa é uma das...

  • O trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas. Ele pode ser resumido pelas práticas planejadas pela indústria...

  • A adoção de um posicionamento claro e sustentado em estratégias comerciais coerentes revela-se um fator crítico para o sucesso comercial. Eis o ‘dilema’: o que fazer? Que caminho seguir? Trade up ou trade down no varejo e nas negociações no Brasil?   O que é...

  • O brasileiro é um povo alegre, festeiro e que transforma até os momentos menos importantes em algo para se comemorar. Quando há realmente motivos para celebração então, a festa é garantida. E, por sinal, 2018 é ano de Copa do Mundo.  O evento é um...

  • Uma boa gestão é um elemento fundamental em qualquer organização e isso não deve ser diferente no setor varejista. 

  • Nos dias 7 a 10 de maio, na Expo Center Norte (SP), vai acontecer o APAS Show 2018. Segundo a organização do evento, tudo na APAS Show 2018 foi pensado para conectar pessoas e conhecimentos, incentivar a criação de soluções inovadoras e oportunidades de negócios...

  • A 52ª edição da Convenção ABRAS reuniu lideranças empresariais e políticas de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. Este ano, o evento trouxe o tema “ABRAS Essencial”, com o objetivo de debater a essencialidade dos supermercados brasileiros. Na solenidade de abertura...

  • Reportagem da Revista Forbes sobre a Smarket Promoções são rotinas nos supermercados, mas a escolha dos produtos que terão seu preço reduzido tem que ser feita com base em estatísticas de venda, tamanho do estoque, validade, preço e margem de lucro. “A Smarket é uma...

  • Reportagem Floripa É  – 07/03/2018 Ainda na época de faculdade administração, Marcela Graziano criou a Pronovo Projetos, que prestava serviços de marketing. Sempre interessada pela área de gestão no varejo e comportamento do consumidor, na época que atendia uma rede de supermercados percebeu o quão defasado...

  • Software para supermercados A Smarket é um software para supermercados que oferece o beneficio de nortear suas ações, controlar as etapas do processo de perto e de maneira organizada. Além disso, também traz uma visão estratégica das suas ofertas. Por ter o intuito de otimizar...

  • O varejo está vivendo uma época de corrida tecnológica. Quando uma empresa aumenta o patamar de desenvolvimento, as outras buscam parcerias e aquisições para melhorar a tecnologia no varejo. Isso faz com que o nicho se torne muito mais avançado.   Tecnologia no varejo: Amazon...

  • Santa Catarina é líder em geração de emprego no Brasil em 2017 e as perspectivas para 2018 são ainda melhores. Veja como o setor de tecnologia está buscando oportunidades dentro no cenário econômico atual, e como a Smarket segue em um ritmo de inovação e...

  • Em certas épocas, principalmente no início do ano e em datas comemorativas, quem passeia pelas ruas logo percebe que as promoções tomam conta do varejo. É difícil passar por alguma vitrine ou encarte que não anuncie descontos. Contudo, ofertar um produto não é sinal de vantagem nas...

  • Segundo estudo da Kantar Wordpanel, o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017. Em seguida Inglaterra (38%), Itália (34,5%) e Alemanha (17,4%). Entretanto, as promoções sem previsões assertivas e embates comerciais nas negociações geraram...

  • O verão no varejo é uma estação que apresenta um comportamento de consumo diferente das demais. Veja como o varejo pode ganhar mais dinheiro nessa época.

  • O natal no varejo é um período que movimenta a economia e altera o dia a dia das empresas. Veja como o seu varejo pode ganhar mais dinheiro nessa época.

  • Nos nossos conteúdos já mencionamos sobre os problemas da escassez de estoques e  os fatores negativos do acúmulo de estoques. Chegou a vez de mencionar um outro problema comum no varejo, e que muitas vezes é a causa do problema de excesso de estoque: A...

  • Vender mais é o objetivo de qualquer varejo. Entretanto descobrir e definir quais são os fatores influenciadores é essencial para saber, de forma estratégica, como os produtos se comportam. Por isso, elencamos alguns dos critérios principais que impactam suas vendas e decisão de compra do...

  • A Black Friday é uma data que surgiu no varejo americano e se espalhou pelo mundo. Veja por quê ela é vantajosa para os lojistas e para os clientes.

  • Saiu uma reportagem com a Smarket no SBT News, no segundo episódio da série Cenários SC, que aborda o tema das startups em Santa Catarina. “Há diversos problemas de nível mundial que dependem de soluções tecnológicas” diz André Leal, especialista em tecnologia. Veja o vídeo...

  • Por que organizar seu banco de imagens Por mais que você seja uma pessoa organizada, provavelmente você já passou pelo problema de procurar uma imagem do seu produto no seu banco de imagens e não a encontrou. O banco de imagens dos varejistas geralmente é...

  • A resposta dessa pergunta não é nenhum mistério. Quanto mais separado o processo dos varejos, maior a chance de informações equivocadas surgirem e maior a probabilidade de perda de dados. Às vezes, a integração de informações de uma área faz toda diferença para uma decisão...

  • O Latam Retail Show surgiu na junção dos eventos anteriormente organizados pelo Grupo GS& são eles: Fórum de Varejo da América Latina, Retail Real Estate, Redesign, Digitailing e Fórum Internacional de Franquias. Se trata de um congresso que reúne milhares de profissionais do varejo latino...

  • O que é Black Friday? A Black Friday, que se iniciou nos Estados Unidos nos anos 90, surgiu naturalmente com o intuito de queimar estoques antes das datas comemorativas de fim do ano. Ela é uma data muita esperada por varejistas, já que impulsiona as...

  • Ao longo dos anos de tempos em tempos surgem algumas propagandas impactantes que nos fazem refletir, ou jingles que ficam presos na nossa memória, e que depois se tornam tema de conversas. Essa é a intenção das propagandas. Fazer a população pensar sobre a mensagem...

  • Uma das situações que geram mais polêmica nas relações de consumo diz respeito às ofertas erradas. Frequentemente podemos encontrar panfletos de ofertas absurdas, ou propagandas com ofertas que não são encontradas na loja.   Caso da Sam’ s Club As pessoas que estiveram no Sam’s...

  • Não se pode ignorar o fato que os hábitos de consumo dos consumidores estão mudando rapidamente. Novas fusões e aquisições apontam um caminho para os varejistas tradicionais. Para resolver problemas e desafios do varejo do século 21 é necessário aplicar novos pensamentos e tecnologias. Isso requer...

  • Vendas nos Dia dos Pais Com a proximidade da comemoração do Dia dos Pais, o Assaí Atacadista, bandeira do GPA (Grupo Pão de Açúcar) reforçou o estoque de suas lojas, tanto para receber o cliente que vai abastecer seu negócio, quanto as famílias que vão...

  • Ranking das marcas mais adquiridas em 2016 Foi lançado este ano a quinta edição do Brand Footprint, ranking da Kantar Worldpanel que lista as marcas de bens de consumo não-duráveis mais adquiridas pelos brasileiros no ano anterior. Em primeiro lugar, Coca-Cola é a marca mais...

  • Uma grande preocupação dos supermercadistas é saber qual maneira será mais efetiva para determinado produto atingir o público desejado. As ofertas são grande parte dos impulsionadores de vendas, e devem ser escolhidas cuidadosamente. Uma escolha errada pode não fazer efeito para os clientes ou até...

  • A Bluesoft, desenvolvedora de sistemas para redes varejistas de médio e grande porte, acaba de lançar mais um e-book: Principais Tendências Tecnológicas para Supermercados – edição 2017. O livro em formato digital foi escrito por André Faria Gomes e traz cerca de 20 tecnologias para...

  • Quais mudanças o inverno causa no varejo? Com a chegada do inverno, os hábitos dos consumidores se alteram e é o momento para o varejista estar preparado  para atender essa maior procura de produtos diferenciados. Percebe-se um aumento na procura de produtos como vinhos, queijos...

  • A revista Supermercado Moderno publica anualmente, desde 2007, um ranking dos dados financeiros e físicos dos supermercados brasileiros e agora foi publicada a sua 46ª edição, com 302 hiper, supermercados e atacarejo em 2016. Juntas, essas empresas operaram 5.148 lojas no ano passado, distribuídas pelos...

  • Hoje nosso post é sobre os Millennials. Esse assunto já foi discutido nas edições anteriores da NRF e dessa vez anão foi diferente. Os Millennials são a primeira geração de consumidores que nasceram com acesso a computadores, internet e informações. A visão dessa geração –...

  • A partir dessa semana, iremos postar uma série de conteúdos apresentando as novidades que vimos por New York durante a Retail’s Big Show 2017. Nossa primeira tendência é a Realidade Virtual. Conheça como funciona essa tecnologia e como aplicar no varejo.    O que é...

  • Os cartazes no varejo são utilizados para chamar a atenção, porém em algumas vezes fazem isso da maneira errada. Entenda como utilizar essa ferramenta.

  • Você está cansado de se incomodar com os furtos no varejo? Entenda como eles ocorrem e o que você pode fazer para diminuí-los.

  • O que é uma empresa familiar? Na teoria, uma empresa familiar é uma organização onde a maioria das pessoas com direito a voto pertence à família que controla o negócio, incluindo os fundadores que pretendem passar o negócio para os seus descendentes. Na prática, como...

  • Os softwares facilitam a vida do varejo e nas promoções isso não é diferente. Com ele, a estratégia das ofertas podem ser muito mais lucrativas.

  • As tecnologias fazem parte da realidade dos varejos, mas isso acontece com as promoções? Veja o papel de um software para gerenciar ofertas na sua empresa.

  • Quero aumentar o meu lucro mas não sei por onde começar. Será que diminuir os gastos do meu varejo pode me ajudar a alcançar isso?

  • Todos os varejistas convivem com a ruptura, o importante é minimizar ao máximo o seu impacto. Veja o que elas representam no dia a dia das empresas.

  • Softwares são programas que permitem realizar atividades específicas em um computador e no varejo eles surgem para automatizar e facilitar as atividades.

  • As datas comemorativas impulsionam as vendas do varejo. Veja dicas do que fazer e não fazer para ganhar mais dinheiro com elas

  • Em um setor complexo e tradicional, aderir à mudanças é muitas vezes um tabu, mas você pode estar ficando para trás. Veja como e por que inovar no varejo.

  • Responsável por uma queda de 5 a 10%, em média, nas vendas das empresas, a ruptura de estoque é uma realidade em muitos varejos

  • Você costuma cortar gastos em tecnologia no varejo para evitar despesas? A verdade é que esse custo pode ser um investimento

  • Aumentar as vendas no varejo não é tarefa fácil, afinal o setor é agitado e muda diariamente. Veja dicas simples que podem ajudar o seu negócio.

  • A participação de até 27% nas vendas das lojas é alta, então confira o que você deve e não deve fazer com os tabloides do seu varejo.

  • Os compradores desempenham importante papel no resultado final das promoções, afinal, são eles que negociam o custo dos produtos das ofertas,

  • Responsáveis por boa parte do capital das empresas e complexos, os estoques no varejo precisam ser muito bem geridos pelas empresas.

  • Presente no processo de ofertas, a pesquisa de preços dos concorrentes ainda é deficiente em muitos varejos. Veja 9 dicas para acabar com isso.

  • O ERP é um sistema da informação muito presente nas empresas, mas você sabe por que ele é tão importante para o seu varejo?

  • Supermercados utilizam ofertas como estratégia de aumentar suas vendas, porém não são todos que fazem isso da maneira mais assertiva.

  • Ofertas representam de 10% a 45% das receitas totais dos varejos. Entenda os pontos que devem ficar claros no momento que você planeja suas promoções.

  • Trazidos para o Brasil pelo Makro em 1972, os atacarejos crescem cada vez mais no setor de supermercados, principalmente entre as classes C, D e E.

  • Conforme revela novo estudo da CVA Solutions sobre varejo alimentar, as promoções no setor são determinantes na hora do consumidor decidir aonde irá comprar.

  • Ao integrar num ambiente virtual as áreas comercial, de pricing e marketing, rede Imperatriz melhora o resultado dos tabloides.

  • O varejo brasileiro adotou postura proativa em relação a crise e mostra como é possível criar resultados positivos durante este momento e de forma duradoura.

  • A empresa irá se apresentar TechCrunch Disrupt, maior feira mundial de Startups.