Smarket participa de lançamento da vertical de varejo da Acate

Smarket participa de lançamento da vertical de varejo da Acate

A Smarket vai integrar a nova vertical de varejo da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, lançada na sede da instituição na última terça-feira (19/2), em palestra do conselheiro do Grupo Imaginarium, Carlos Zilli.

Com o intuito de fomentar novos negócios no Estado e atuar em discussões relevantes sobre o setor, a Smarket foi representada pela presença da CEO, Marcela Graziano, na inauguração da vertical.

Os encontros acontecerão periodicamente e terão o propósito de desenvolver lideranças, criar um espaço de compartilhamento e fortalecer as empresas do segmento a partir da troca de experiências sobre uso de tecnologia no varejo.

 

Representatividade do setor de tecnologia em SC e no Brasil

 

Conforme o Observatório Acate de 2018, uma pesquisa realizada em parceria da Acate com a Neoway, o setor de tecnologia de Santa Catarina representa 5,6% da economia do Estado, com faturamento estimado de R$ 15,53 bilhões em comparação com o último PIB catarinense de 2015.

Em relação aos grandes polos, Florianópolis ocupa a 2º posição em maior densidade de empresas no segmento, com 541 empresas a cada 100 mil habitantes, atrás apenas de São Paulo, que possui 637,80 na mesma proporção.

 

Transformação digital do varejo

 

Carlos Zilli, atual conselheiro do Grupo Imaginarium e ex-superintendente de marketing e franquias da Hering, deu uma palestra na mesma noite sobre os principais desafios do varejo em relação ao avanço da tecnologia.

Com foco em dar insights sobre como operar no mercado em transformação, pontuou a necessidade da diretoria embarcar nesse processo com velocidade e investimento em mudança de cultura, desde uma simples política de utilização geral do armazenamento de arquivos em nuvem até a análise profunda da jornada de compra do consumidor.

Neste aspecto, considera, que é fundamental diminuir a fricção da jornada, criando plataformas ou apps que estimulem a melhora na experiência de compra para quebrar burocracias significativas ao consumidor, citando a Magazine Luiza como exemplo.

Em sua opinião, a loja física não vai acabar. Somente terá seu papel redefinido, eliminando as barreiras entre o mundo físico e digital para dar mais agilidade ao pedido.

 

Sobre a Smarket

 

A Smarket Solutions é uma startup catarinense especializada em sistemas de gestão de promoções para o varejo. Fundada em 2013, atende 20 grandes varejos nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No portfólio, apresentam diversos sistemas que integram o time comercial e o marketing para unificar informações de produtos e dar mais inteligência às ofertas, ajudam a administrar espaços comercializados em lojas e acompanhar as execuções de ativação de produtos, levam a comprovação das atividades e geram um ambiente online para o varejista negociar com o fornecedor.