Por que a integração entre áreas é tão importante?

Por que a integração entre áreas é tão importante?

Por que a integração é tão importante?

A resposta dessa pergunta não é nenhum mistério. Quanto mais separado o processo dos varejos, maior a chance de informações equivocadas surgirem e maior a probabilidade de perda de dados. Às vezes, a integração de informações de uma área faz toda diferença para uma decisão estratégica e forma de critério de análises em outra.

Exemplo de integração e seus benefícios

Essa integração pode ser feitas em diferentes áreas, com o mesmo intuito de tentar não perder informações importantes. Saiba mais sobre o processo de fazer ofertas e entenda melhor porque a integração é tão importante

Gerenciamento de categorias e comercial

De forma mais prática, temos o exemplo dos benefícios de integrar a área comercial com o gerenciamento de categorias. Isso pois o departamento pode contribuir positivamente com o processo devido ao conhecimento que detém sobre os fornecedores e seu respectivo portfólio.

O setor de compras pode, por exemplo, ajudar a identificar novos produtos que irão compor o sortimento. E, a partir da análise de viabilidade de inclusão desses produtos, buscar a melhor negociação. E isso não inclui apenas preço e prazo, mas também ações para incentivar o consumo.

Ao participar do GC, o comprador consegue realizar acordos mais alinhados com a estratégia da categoria. Como consequência, as compras ficam mais assertivas, o que minimiza distorções no nível de estoque.

De acordo com especialistas em varejo, trabalhar produtos de forma mais estratégica contribui para aumentar as vendas. E, mais uma vez, alertam para o fato de que o comercial precisa estar alinhado com essas decisões para ajustar os pedidos e evitar negociações equivocadas.

Comercial e Marketing

Também temos a integração do marketing com o comercial. Caso essas áreas estejam se comunicando, erros nos encartes e nas ofertas são evitados. Por exemplo, quando o comercial/compradores preenchem as ofertas, pode haver erros de digitação ou valores equivocados. Quando há uma troca de informações constante dessas áreas, alguns erros podem ser evitados.

Além disso, quando o marketing decide os produtos a serem utilizados, é benéfico ter a opinião e auxilio do comercial, que entende melhor sobre os produtos e pode sinalizar quais são mais vantajosos para seres ofertados.

Como a Smarket ajuda nessa integração?

A Smarket possui um sistema onde os dados preenchidos são transformados em informações estratégicas para a empresa. Dentro da plataforma as áreas são integradas com o intuito de evitar perda de informações, além de aumentar a assertividade das ofertas, e gerar conteúdo para uma análise profunda do processo. A ferramenta também gera relatórios estratégicos para as decisões sobre as ofertas. Clique aqui e agende uma demonstração

 

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/negocios/por-que-integrar-a-area-comercial-ao-gc