TENDÊNCIAS NRF RETAIL’S BIG SHOW 2017 – SEGUNDA PARTE – MILLENNIALS

TENDÊNCIAS NRF RETAIL’S BIG SHOW 2017 – SEGUNDA PARTE – MILLENNIALS

Hoje nosso post é sobre os Millennials. Esse assunto já foi discutido nas edições anteriores da NRF e dessa vez anão foi diferente. Os Millennials são a primeira geração de consumidores que nasceram com acesso a computadores, internet e informações. A visão dessa geração – individualista, mas ultraconectada – é muito diferente das gerações anteriores. Em busca de experiências e produtos que transmitam sua identidade, essa geração é o futuro do consumo. Conheça as características dos Millennials e saiba como funciona a mente desses novos consumidores.

Muito mais que uma tendência, a presença dos Millennials como consumidores já é uma realidade. No Brasil, eles já representam 31% da população e, nos Estados Unidos, estima-se que em 2025 serão 75% da força de trabalho.

Millennials são aquelas pessoas nascidas entre 1982 e 2000* e também são chamados de “Nativos Digitais”. Essa é a grande característica que diferencia os Millenials das gerações anteriores. Isso porque são pessoas que nasceram com acesso irrestrito a computadores pessoais, internet e a informações e, portanto, seu comportamento é muito diferente dos consumidores atuais. Separamos algumas características importantes dessa geração:

BUSCA POR UMA CAUSA

Para os Millenials interagirem e comprarem produtos de uma empresa, esta precisa estar alinhada com seus propósitos. É Importante destacar que essa causa deve ser algo real, que esteja refletido em cada detalhe da experiência de compra. Não adianta colocar meia dúzia de ferramentas digitais e gadgets para tentar fidelizá-los, pois não é isso que vai encantá-lo. Falando nisso, precisamos dizer que os Nativos Digitais são intolerantes para falhas em tecnologia e lentidão. A experiência tem que ser fluida e sem erros, caso contrário, eles imediatamente compartilham sua experiência, o que nos leva a próxima característica.

OS CRITÉRIOS SÃO OUTROS

A geração X e os Boomers – por uma maioria esmagadora – consideram as características que só são encontradas nas lojas físicas como as mais importantes, como “ver e tocar os produtos” e “posse instantânea”, o que indica uma preferência clara pelas lojas físicas. 

Enquanto isso, para os Millennials, o critério “ver e tocar” é o quinto mais importante. Já o critério “Avaliação dos consumidores”, presente somente nas lojas online, é o segundo mais importante. Qual foi o critério mais importante para os Millennials? “Opções Ilimitadas” nas lojas online, onde não existe sortimento limitado, a seleção de produtos tem curadoria e filtros com tamanho dos produtos.

Os Millennials continuam valorizando, desejando e querendo uma experiência nas lojas. Eles amariam, na verdade. Mas poucas lojas descobriram a fórmula para combinar experiência online e offline que ofereça, ao mesmo tempo, uma excelente experiência de compra, com opções ilimitadas e avaliações de clientes.

Nossa próxima característica mostra um pouco do novo papel que as lojas físicas assumem.

O PAPEL DAS LOJAS FÍSICAS

Por terem nascido com acesso ao mundo digital, fazer as compras online faz parte do seu dia-a-dia e isso significa que as lojas físicas não tem mais o objetivo principal de vender, mas sim de transmitir o propósito da empresa. Ótimos exemplos que corroboram essa mudança são as lojas Samsung 837 e a loja da Nike, no Soho. Um dos colaboradores da loja da Nike, por exemplo, deu o seguinte depoimento: “Nós não nos importamos se você compra ou não em nossa loja. Nosso objetivo é engajar o cliente e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Se conseguirmos isso, você pode comprar 90% do que temos na loja, na loja online. Nosso trabalho é criar um relacionamento entre marca e cliente”.

Esse depoimento é muito importante para vermos que as grandes marcas já entenderam essa mudança de comportamento e precisam adaptar tudo que era feito até então. Sendo assim, nessa loja, é possível usar os produtos e não só experimentar o tamanho, como acontecia até então. É possível colocar um tênis e correr em uma esteira para garantir que aquele modelo é o ideal.

Já na “loja” Samsung 837 nada está a venda. É uma loja para experimentar os produtos e entrar no mundo Samsung.

A MUDANÇA PRECISA COMEÇAR AGORA

É urgente compreender que, em dado momento, os Millennials irão compor a maior parte dos consumidores. Portanto, os varejos precisam estar prontos para dialogar e vender para esse público. Por isso não se trata de uma tendência e sim de um fato. Os consumidores para os quais as lojas tradicionais foram construídas estão envelhecendo e, se você quer que sua loja se mantenha funcionando e lucrativa, você vai terá que se adaptar às necessidades dos nativos digitais.

 

* A data entre 1982 e 2000 é a data para os nascidos nos Estados Unidos. Como no Brasil o acesso aos computadores pessoais e internet demorou um pouco mais, consideramos os nascidos entre 1986 e 2000, aproximadamente.

 

Fontes:
http://vmsd.com/content/how-can-physical-store-satisfy-next-generation-shoppers
http://www.retailwire.com/discussion/what-do-millennials-want-in-store-design/#comment-119437
https://www.fastcompany.com/3016354/leadership-now/retailers-take-note-young-shoppers-dont-care-about-owning-your-stuff