Implementação de softwares: terceirizar ou produzir internamente?

Implementação de softwares: terceirizar ou produzir internamente?

Qual o papel dos softwares no varejo?

Há um bom tempo as empresas vêm automatizando suas operações e essa mudança é diferente em cada organização. Umas priorizam os investimentos em tecnologia, outras nem tanto, se viram do jeito que podem. É nesse ponto que o papel dos softwares é observado, afinal são eles muitas vezes responsáveis por automatizarem os processos dos varejos.

Softwares, na realidade, nada mais são que programas que permitem realizar atividades específicas em um computador. Eles podem atuar nas diferentes áreas dos varejos e o seu objetivo será sempre facilitar a vida daqueles que atuam no processo que a ferramenta faz parte.

Por que é importante estar sempre conhecendo as novidades que os softwares oferecem?

Em um ramo que envolve muitos processos, pessoas e informações, é natural que os varejistas se acomodem e não percebam que poderiam reduzir seus esforços e aumentar seus resultados com soluções que o mercado oferece.  Confira o nosso conteúdo que avalia se a tecnologia no varejo é custo ou investimento.

Por estarem muitas vezes ocupados com suas responsabilidades e com as constantes mudanças que o varejo sofre, muitos varejistas não se dispõem ao menos, a conhecerem as novas solução que o mercado oferece. Isso pode fazer com que os varejos fiquem para trás, pois por mais que não seja o momento de implantar uma ferramenta, é interessante conhece-la e saber o que fazer quando a necessidade surgir.

Mas na hora de automatizar, é mais interessante produzir internamente ou terceirizar?

Isso vai variar de empresa para empresa, mas o que o gestor deve levar em conta ao tomar tomar essa decisão é, principalmente, parar para responder as seguintes perguntas:

– O software que o mercado oferece atende todas as minhas necessidades?

– Produzir internamente vai tirar o foco do principal negócio da minha empresa?

– O esforço que eu terei ao produzir internamente vale a pena?

– Qual dos custos vale mais a pena para a minha empresa?

– Qual das duas iniciativas me dará um retorno financeiro maior?

Quais são as vantagens de terceirizar os softwares?

– A empresa mantém o foco no seu negócio, deixando a tecnologia para quem é do ramo (isto quando o negócio principal da empresa não é TI).

– Pode permitir a diminuição de custos, dependendo da forma de contratação do projeto.

– Diminui o investimento constante na qualificação da equipe interna para absorver as novas tecnologias.

– Evita a manutenção de equipes inchadas dentro da empresa para atender os picos de demanda.

– Melhora a documentação do software, pois, como o processo de desenvolvimento passa a ser mais formal, torna-se obrigatório registrar cada etapa.

– Facilita a melhoria contínua da ferramenta, pois uma atualização realizada pela empresa terceirizada, beneficia a todos os clientes.

Quais são as desvantagens de terceirizar os softwares?

– A empresa mantém um controle menor sobre o processo de desenvolvimento e sobre os prazos de atualizações.

– A equipe de desenvolvimento pode ser menos qualificada no seu negócio, pois, se dedica a vários clientes e não apenas a você.

– A comunicação pode ser mais difícil, caso a empresa terceirizada não se importe muito com seus clientes.

Com o que devo me preocupar na hora de terceirizar os softwares?

Segurança das informações

– Ao disponibilizar os dados da sua empresa, é interessante assegurar-se que eles serão utilizados apenas para a ferramenta contratada, sendo a empresa terceirizada, responsável por garantir a segurança dos mesmos.

Qualidade dos softwares

– Ao terceirizar um produto, é importante analisar a preocupação que a empresa apresenta em aperfeiçoar as suas soluções. Nada adianta ela só querer aumentar seus resultados financeiros, é preciso que ela também aumente constantemente a qualidade de seus produtos.

Equipe de desenvolvimento dos softwares

– Afinal, são e continuarão a ser os responsáveis pelo funcionamento do software na sua empresa. Uma boa equipe de desenvolvimento garantirá a satisfação daqueles que utilizarão a ferramenta em suas operações.