Ranking dos supermercados em 2016

Ranking dos supermercados em 2016

A revista Supermercado Moderno publica anualmente, desde 2007, um ranking dos dados financeiros e físicos dos supermercados brasileiros e agora foi publicada a sua 46ª edição, com 302 hiper, supermercados e atacarejo em 2016.

Juntas, essas empresas operaram 5.148 lojas no ano passado, distribuídas pelos formatos de super, hipermercados e atacarejos. Seu faturamento somado foi de R$ 253,2 bilhões, o que representou 59,1% da receita bruta do varejo alimentar em 2016.

Vale lembrar ainda que as variações em relação a 2015 citadas nas reportagens e nos rankings (geral, super, hiper e atacarejo) já descontam a inflação média de 2016, que foi de 8,77%, calculada pelo IPCA.

 O Makro disponibilizou seus dados em 2015, porém não em 2016.

*Nas tabelas e gráficos a seguir são apenas representadas as empresas que disponibilizaram seus dados a SM


Destaques de crescimento em 2016

O crescimento mais acentuado no ano de 2016, entre os 10 supermercados com maiores faturamentos, foi o Grupo Mateus, que apresentou mais de 55% de crescimento em seu faturamento, seguido dos Supermercados BH, Comper e Irmãos Muffato. Já a Cencosud obteve um decréscimo em seu faturamento, número de lojas e número de checkouts.

Mesmo com o crescimento baixo de faturamento da Walmart e o descrescimento do Cencosud, ambos supermercados permaneceram em suas posições. No entanto o crescimento do Supermercado Zaffari não foi o suficiente para mantê-lo na 5ª posição de 2015, sendo o único dentro os 10 primeiros supermercados a decair no ranking. Já o crescimento do Grupo Mateus acarretou na mudança de uma posição, junto com a empresa Irmãos Muffato.

Por mais que hajam alterações nas posições, os supermercados que estavam entre os 10 primeiros em 2015 se mantiveram em 2016, mostrando a estabilidade e estrutura deles em relação ao mercado.

 

Para conferir por completo o ranking dos supermercados no Brasil da revista Supermercado Moderno, acesse o link abaixo!

http://www.sm.com.br/ranking-de-supermercados

 

 

Fonte:  http://www.sm.com.br/detalhe/negocios/entenda-como-foi-feito-o-46-ranking-de-sm

Fonte: http://www.sm.com.br/ranking-de-supermercados