Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

promoções no mercado brasileiro

Cresce a importância das promoções no mercado brasileiro

Uma promoção pode ter vários motivos estratégicos, mas deveria prestar atenção, principalmente, no aumento de faturamento da empresa — seja para acabar com estoques ou até divulgar um novo produto. De acordo com um estudo da Kantar em seis países — Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido — é demonstrado que a cada cinco dólares gastos pelo consumidor no varejo, um dólar é destinado a produtos em promoções.

 

Cenário de promoções no mercado brasileiro

O Brasil foi um dos países onde a importância das promoções mais cresceu, de 10,7% em 2016 a 16,1% em 2018. Isto foi resultado da recessão econômica dos últimos anos, que tornou o consumidor mais consciente em relação ao preço e ao custo-benefício. Esse acontecimento também refletiu no crescimento das redes de atacarejo, com um a cada dois lares brasileiros consumindo no canal.

Outro dado em destaque é o crescimento da plataforma de e-commerce no mundo, com um aumento de 15% em 2018. Este crescimento resultou em maior competitividade no setor no quesito de promoções, que agora representam 36,1% dos gastos em eletrônicos.

Globalmente os setores mais promocionados foram o de saúde, beleza e cuidados do lar, já no Brasil o setor de laticínios ganha destaque.

promoções no mercado brasileiro

Fonte: Kantar Worldpanel

Para Flávia Amado, Diretora de Shopper e Varejo da Kantar, na última década ocorreu um avanço no uso de novas tecnologias em promoções, sendo a principal mudança e destaque os programas de fidelidade, como cartões e aplicativos. “O que não mudou foi que as estratégias continuam sendo impostas pelo preço e durante curtos períodos. Quase sempre, as promoções são, infelizmente, usadas como solução para produtos ‘estagnados’.” conclui.

Uma promoção bem-sucedida só se dá quando ocorre um aumento incremental de vendas, resultando maior volume por visita ou por uma nova oportunidade de compra, ressalta o estudo da Kantar Worldpanel.

No mês de junho, a Smarket criará uma série de eBooks voltados ao tema de promoções para o varejo, fundamentados em pesquisas da Kantar. Quer acompanhar com frequência nossos conteúdos? Assine nossa newsletter!

promoções no mercado brasileiro