Compradores: qual o seu papel no varejo?

Compradores: qual o seu papel no varejo?

O que os compradores fazem no processo de ofertas?

Compradores são profissionais que no varejo negociam e compram com a indústria, materiais e suprimentos em grandes quantidades. Para isso organizam e/ou executam estratégias de compra que envolvem acordos e contratos de suprimentos. Os materiais ou serviços são comprados para o próprio uso da organização ou para que sejam revendidos.

Muitas vezes as áreas comerciais dos varejos preocupam-se demasiadamente com o custo negociado com a indústria, sem analisar para o que será a quantidade que será vendida na loja. Porém é importante que todo o varejo conheça os hábitos de compras dos seus clientes. Entenda como funciona um processo de ofertas por completo com o nosso Guia Definitivo – Passo a Passo do Processo de Ofertas.

Quais as habilidades básicas de um comprador?

A mais importante de todas é a habilidade em negociar, aliada a uma boa comunicação, afinal é a atividade fim da profissão. Mas não apenas isso, é necessário sempre uma organização e planejamento das atividades, a familiarização com as tecnologias e ferramentas utilizadas na negociação, conhecimento básico em cálculos e claro, o desenvolvimento de boas relações com os fornecedores.

Como um comprador pode ser diferenciado?

Acostumados a trabalhar com muitas informações e diferentes atividades, os compradores precisam ser organizados e atualizados com as tecnologias. Trabalhando dessa forma, o rendimento de qualquer um nessa função tende a ser muito melhor.

Um bom comprador também precisa ser honesto e trabalhar com ética. Só assim ele saberá o limite entre o que é bom para ele e para o outro envolvido na negociação. Além de responsável e objetivo com suas atividades, os compradores precisam ser observadores e consequentemente preocupados com o histórico de suas relações.

Qual a experiência necessária para ser um bom comprador?

Essa questão depende de diferentes variáveis, de nada adianta saber vender bem e não possuir nenhum conhecimento sobre o varejo, como também não adianta ser especialista no assunto e não gostar ou saber vender.

Em alguns casos, os compradores são pessoas que iniciaram em cargos mais operacionais na organização, mesmo sem especialização no assunto, foram promovidas, e adquiriram suas habilidades aprendidas no próprio trabalho. Por outro lado, existem empresas que preferem contratar profissionais com algum tipo de experiência no assunto, desde profissões que exigem contato com pessoas, até a graduação em administração e especialização na área.

Para os que querem se especializar na profissão de comprador, existem cursos, até mesmo à distância, que possibilitam isso, como é o caso do Instituto Denver, o Instituto Monitor, entre outros.

Que tarefas o comprador do varejo deve cumprir?

  • Alinhar a estratégia de compras com as áreas de marketing e comercial.
  • Analisar o histórico realizado a cada nova negociação.
  • Contatar os fornecedores e negociar preços e condições de contratos de compras.
  • Manter uma relação de parceria com os fornecedores da empresa.
  • Atualizar-se em termos de mercado e tecnologias para garantir a melhoria contínua.

Quais são os erros mais comuns cometidos pelos compradores no varejo?

  1. Comprar acima do necessário apenas para aproveitar descontos.
  2. Adquirir todo o portfólio da indústria, mesmo quando alguns produtos não fazem sentido para o público da loja.
  3. Negociar uma oferta sem analisar se a redução de preço vai prejudicar a rentabilidade da categoria como um todo.
  4. Deixar de considerar se o prazo de pagamento acertado com o fornecedor é condizente com o giro do produto.
  5. Não consultar relatórios que tragam informações sobre estoque, precificação, margem, giro, entre outros.
  6. Ir para a mesa de negociação sem conhecer o desempenho dos fornecedores.
  7. Comprometer o abastecimento da loja ao demorar para fechar o pedido na busca de melhores condições na negociação.
  8. Privilegiar nas negociações as verbas que não visam o sell out.
  9. Fechar acordos com os fornecedores, mas não verificar se os aspectos da negociação, estão sendo cumpridos pelas partes.

Como os compradores podem render mais no varejo?

Quanto mais conseguirem se dedicar às negociações, melhores serão os resultados obtidos. Isso não acontece em algumas empresas porque os compradores realizam muitas vezes trabalhos manuais que lhes tomam um tempo desnecessário. Uma pesquisa revelou que 87% do tempo de trabalho dos compradores é utilizado com serviços operacionais. Além de atrapalhar e desmotivar,  isso diminui a produtividade das negociações.

Mas como resolver isso? Os varejos apresentam realidades diferentes e o importante é que cada um adapte-se à sua. Resumindo, a preocupação do comprador deve ser conseguir o menor preço e para isso, a empresa deve oferecer o melhor ambiente.

Atualmente, a automatização das ferramentas vem modificando e melhorando o trabalho dos compradores. Esse é o caso da Smarket, que automatiza e facilita a vida não só dos compradores, mas de todos os envolvidos no processo de ofertas do varejo.

Fonte: http://www.institutodenver.net/profissao-comprador

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/dez-erros-da-area-comercial