Como melhorar meu processo de compra e não repetir produtos que já estão em estoque?

Como melhorar meu processo de compra e não repetir produtos que já estão em estoque?

Nos nossos conteúdos já mencionamos sobre os problemas da escassez de estoques e  os fatores negativos do acúmulo de estoques. Chegou a vez de mencionar um outro problema comum no varejo, e que muitas vezes é a causa do problema de excesso de estoque: A repetição do pedido de produtos que já estão em estoque.

Falta de comunicação, organização e informação são as principais causas desse equivoco. Por esse motivo, separamos algumas dicas para que você evite esse problema no seu varejo.

Dicas para evitar pedir produtos que já estão em estoque
1- Registrar as movimentações de estoque

Em primeiro lugar, se não há informação a tomada de decisão fica muito subjetiva. É importante que tenha um histórico da movimentação de estoques, ou seja, quantos produtos foram comprados e vendidos naquele período, para que assim você saber quando é necessário fazer o pedido novamente.

2- Informações organizada

Um problema comum em diversas áreas, inclusive no processo de compras, é o excesso de informação e a falta de organização das mesmas. Não se tem um canal comum de comunicação e isso faz com que os dados se percam no “boca-a-boca”. Por isso, é essencial criar uma maneira em que a empresa inteira ou partes interessadas tenham acesso e possam atualizar à mesma informação.

3 – Atribuir responsáveis

Definir quem está responsável pelo processo de compra e contato com o fornecedor é essencial. Saber quem está atribuído pela função pode ser tão benéfico quanto possuir as informações organizadas. Normalmente esses problemas acontecem por falta de comunicação. Se você sabe quem deveria ter feito a tarefa, a conversa é direta e centralizada.

4- Se você entrou no estoque de segurança, não quer dizer que precisa comprar

 Se o seu estoque chegou no nível de segurança, não precisa sair correndo e ligar para o fornecedor na hora. Primeiro analise como está a demanda do produto e como está o seu comportamento ao longo do período. Isso porque, se a demanda estiver caindo ou o produto for sazonal, provavelmente pedir mais produtos para o fornecedor pode acarretar no acúmulo de estoques, que é tão prejudicial quanto a falta.

5- Na dúvida, verifique

 Se você seguiu as dicas anteriores, mas mesmo assim não tem certeza se está sofrendo com a falta de estoque, verifique. É a maneira mais arcaica, e não deve ser usada com frequência, mas ainda sim é melhor que pedir um número errado de estoque e ter que arranjar maneiras para desová-lo mais tarde.