Como fazer um PDV criativo, atrativo e inteligente?

Como fazer um PDV criativo, atrativo e inteligente?

Posta da Preço Fácil 

Inspire-se com 5 exemplos de merchandising e crie uma ótima estratégia em seu PDV, obtendo mais vendas!

Ação de merchandising da C&A e a opinião de pessoas sobre os produtos

A C&A do Shopping Iguatemi, em São Paulo, teve uma excelente ideia para melhorar as vendas em um Dia das Mães. Partindo do pressuposto que a maioria das mulheres são influenciadas pela opinião de outras pessoas quando escolhem roupas, a loja promoveu uma campanha no Facebook para que o público pudesse votar nas peças que mais gostavam da coleção. Depois, no cabide que segura cada roupa na loja, foi colocado um visor que mostrava quantas pessoas haviam “curtido” tal roupa. Assim, a compradora poderia escolher os modelos de maior sucesso, o que alavancou as vendas durante aquela campanha.

Todas as pessoas são influenciadas de alguma forma pela opinião de outros consumidores, seja sobre qual for o produto. Adaptando essa ideia da C&A, você poderia colocar sinalizadores nos itens campeões de vendas em seu PDV, destacando os itens preferidos e, assim, influenciando os consumidores indecisos.

O investimento da Nesquik em papel forração para o chão

Outro exemplo de merchandising é o da Nesquik, que colocou um jogo da amarelinha, em tamanho normal, colado no chão em frente à estante de seus produtos. Considerando que o público-alvo dessa marca seja, em sua maior parte, infantil, a ideia seria que as crianças pudessem brincar próximas aos itens enquanto seus pais fariam outras compras. Dessa forma, tanto filhos quanto pais teriam de passar por ali e, consequentemente, teriam a atenção voltada aos produtos da marca.

Essa é uma ótima estratégia para direcionar o cliente à estante que você tem interesse. Para guiá-lo aos principais chocolates na Páscoa, por exemplo, você poderia usar pegadas de coelho no chão, e assim por diante. É apenas necessário aplicar adesivos de qualidade, para que ninguém tropece e venha a cair em seu PDV.

A ilha com formato explicativo da Coca-Cola Zero

Como o slogan da Coca-Cola Zero é “Faça o impossível possível”, a empresa montou ilhas com diversos refrigerantes empilhados como uma pirâmide invertida, sendo a base apenas uma latinha de Coca-Cola Zero. Ou seja, ela mostrou na prática que a Coca-Cola faz o impossível e isso não seria diferente com o refrigerante que se propõe a ter zero açúcar, mas manter o gosto original. Essa campanha elevou as vendas do produto em 13% onde foi aplicada, provando a eficácia de ilhas com formatos inteligentes.

Monte ilhas diferenciadas, empilhando produtos e gerando esculturas que chamem a atenção do cliente ao local. Você pode ver aqui algumas outras ideias bem interessantes a esse respeito.

A utilização de parreiras pela Assolan

Entre os exemplos de merchandising impactantes também se destaca a estratégia da Assolan, que fugiu do óbvio e utilizou as parreiras, aquelas estruturas tão conhecidas por suportarem ovos de chocolate na Páscoa, para pendurar suas lãs de aço ao lado das estantes de produtos de limpeza com marcas mais conhecidas. Isso gerou uma venda cruzada de itens: quem queria o produto de marca mais conhecida, acabava levando também um item Assolan, pois estava próximo. Desse modo, as vendas do produto foram triplicadas.

Em seu PDV, associe produtos de maior procura com outros menos conhecidos, investindo no Cross Merchandising. Com isso, você estimula a compra de itens não tão procurados e o    promove junto ao público-alvo.

O aproveitamento das gôndolas com a marca Utam

O supermercado Cavalin, em Ribeirão Preto, aproveitou muito bem o espaço de uma ponta de gôndola, divulgando o Café Utam. Toda a ponta foi utilizada para essa marca, criando um local personalizado conforme a identidade da empresa. Como o consumidor muitas vezes para em frente às gôndolas para verificar sua lista de compras e o que falta, esse local é muito propício para anúncio de novos produtos.

 

Normalmente não há muito espaço para grandes criações em gôndolas. Contudo, com simples investimentos em painéis coloridos e sinalizadores, você aproveita muito melhor esses pequenos e fundamentais espaços. Utilize-os em seu PDV para promover novidades, divulgar ofertas e apresentar oportunidades únicas de compra.

O que você achou desses exemplos de merchandising? Ele é importantíssimo para sua loja alavancar as vendas. Inspire-se com essas ações de merchandising de sucesso e invista em estratégias mais criativas para seu PDV!