Por que os varejos querem mudar a data da Black Friday?

Por que os varejos querem mudar a data da Black Friday?

O que é Black Friday?

A Black Friday, que se iniciou nos Estados Unidos nos anos 90, surgiu naturalmente com o intuito de queimar estoques antes das datas comemorativas de fim do ano. Ela é uma data muita esperada por varejistas, já que impulsiona as vendas. Também é aguardada pelos consumidores, que esperam essa data para adquirir os produtos que normalmente tem um preço mais caro no mercado.

No Brasil ela chegou em 2010 desde que foi “importada” dos Estados Unidos. Por algum tempo teve sua “fama” manchada pela denuncia de alguns varejos que não diminuíam os preços e utilizavam a data apenas como isca para atrair os clientes. Na época ela chegou até mesmo a ser chamada de “black fraude”.

O brasileiro está começando a se acostumar com a data. Com o tempo está tirando as antigas más impressões e têm aproveitado os descontos da megaliquidação para antecipar as compras de Natal e economizar.

Porque mudar a data da Black Friday?

Nesse ano muitas empresas estão adeptas a uma prática que já era feita por alguns varejistas: mudar a data da megaliquidação. O dia que normalmente era marcado para acontecer em meados de Novembro, está sendo adiantado por alguns para Setembro.

A alteração de data tem função clara: descolar as vendas da Black Friday das vendas do varejo para o Natal. Como as datas atuais são muito próximas, é comum que os consumidores esperem e aproveitem as promoções da data para as compras dos presentes de fim de ano. Ela começou a substituir a compra de presentes nas datas comemorativas e o consumo no Natal diminuiu consideravelmente.

Porém, de contraponto a essa discussão, alguns consideram mais prejudicial ainda mudar o dia da Black Friday. Isso porque a data é recente no Brasil e está se consolidando agora. Firmar a prática de consumo na mente do brasileiro é muito importante para aumentar o impacto das vendas nesse dia.

De qualquer maneira, não houve um consenso. Entre pontos e contrapontos, o público aguarda fortemente a data. Essa decisão poderá ditar o volume de vendas e consumo do fim de ano do Brasil.

 

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/31/black-friday-brasil-promocoes-mudanca-data-novembro-idv.htm

Fonte: http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2017/08/28/entenda-por-que-a-black-friday-pode-mudar-de-data-em-2018.html

Fonte: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/08/22/black-friday-vai-mudar-mesmo-de-data-o-google-responde/