Blog

  • Se os nossos objetivos se alinham com o dos nossos clientes, o nosso sucesso é uma consequência do deles. A Coop – Cooperativa de Consumo e a Rede Top são clientes da Smarket e atualmente estão se destacando no setor varejista pelas suas novas conquistas....

  • Lojas como a nova Onofre da Avenida Paulista, a nova Hering do Shopping Morumbi e o Carrefour Pamplona, mostram que o consumidor não somente está apto a novas tecnologias, como essas podem ter uma demanda até mesmo maior do que imagina. Na Onofre da Avenida...

  • Antes de tudo, você sabe o que é um Chatbot? Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana em um chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo...

  • Se a crise econômica e a queda na renda levaram o consumidor a deixar de lado suas preferências no supermercado, em função do orçamento reduzido, a comparação em termos de qualidade tem levado os produtos de marcas líderes de volta aos carrinhos de compras do...

  • Aumentar a produtividade e a eficiência são condições fundamentais para manter a lucratividade do varejo, mesmo diante de uma crise prolongada. A recessão fez o volume de vendas despencar 4,3% em 2015 e 6,2% em 2016, segundo a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Diante da recuperação...

  • Se os nossos objetivos se alinham com o dos nossos clientes, o nosso sucesso é uma consequência do deles. A Coop – Cooperativa de Consumo, a Rede Hirota e o Supermercado Pague Menos são clientes da Smarket e atualmente estão se destacando no setor varejista...

  • Talvez você não saiba, mas o marketing de varejo é diferente do tradicional. Ambos têm a intenção da venda em seu núcleo, porém, vejo que o primeiro é muito mais direcionado. Ele é pensado e desenvolvido para entender o consumidor, atingi-lo e gerar a saída...

  • A Rede de Supermercados Pague Menos visitou ontem (06/11) a sede da Smarket Solutions em Florianópolis. O propósito da visita do Rafael Souza, do Demerson Oliveira e do Leonardo Alves Vasconcelos foi apresentar a operação da rede e conhecer as novas atualizações de produto da...

  • Consumidores gastam mais em varejistas que compartilham uma conexão emocional Não é suficiente que os varejistas simplesmente satisfaçam seus clientes. Para maximizar os gastos dos seus consumidores, as empresas devem formar uma conexão emocional com eles também. Essas informações estão de acordo com o estudo Leveraging the Value...

  • Já faz tempo que os consumidores passaram a usar a internet para comparar preços de produtos antes de efetuar a compra. Mas a comparação dos preços de lojas on-line com os de lojas físicas é um fenômeno relativamente novo para o setor varejista. Nesse cenário, o...

  • O primeiro deles é ter a cultura de Trade Marketing na empresa e isso significa, antes de mais nada, priorizar o consumidor/shopper e os diversos canais de marketing na estratégia da companhia. Além disso, é necessário reconhecer que a empresa necessita desenvolver novas competências na...

  • Ideal para “lembrar” o cliente sobre determinado produto, o Cross Merchandising consiste em expor estrategicamente as mercadorias nas gôndolas, de modo que itens relacionados fiquem próximos e, assim, conquistem a atenção do consumidor. A técnica pode ser aproveitada pelos varejistas dos mais variados segmentos, de supermercados a...

  • 1 – Elimine etapas e facilite a vida do cliente Algumas lojas ainda contam com um ritmo de pagamento demorado, seja por causa da fila, do sistema, devido ao preenchimento de cadastro, ou da solicitação de informações que nem todos os clientes estão propensos a...

  • A expectativa para as vendas do varejo no dia das crianças é alta, visto que no último ano as vendas aumentaram 2,7%, o que foi um ótimo resultado quando comparado com os anos de 2016 e 2015, que foram de queda. De acordo com uma...

  • Supermercado Moderno Duas áreas fundamentais para gerar bons resultados aos supermercados andam um pouco distantes. Tem gente do setor comercial achando que basta negociar bons preços com os fornecedores, sem acompanhar o que acontece depois disso. E lá no chão de loja há quem só...

  • Qual o impacto do sortimento no varejo? O excesso de sortimento no varejo tem um impacto negativo em diferentes ramos de atuação do varejo. A lógica por trás disso é que existe um limite no qual o consumidor passa a ter dificuldades para conseguir escolher o...

  • Gestores, em geral, possuem inúmeras atribuições e devem tomar muito cuidado para não perderem o foco no que realmente é importante.  No Trade Marketing, com a gestão dos PDVs, essa regra também é verdadeira..  Por isso veja abaixo 4 tarefas importantes que um gestor de...

  • As empresas do setor farmacêutico enfrentam diversas dificuldades ao promover os seus medicamentos. Isso acontece porque esse é um setor muito regulado pela legislação, o que impede que os meios tradicionais de marketing sejam empregados. Em sua dissertação de mestrado na FEA-USP, a pesquisadora e...

  • Posta da Preço Fácil  Inspire-se com 5 exemplos de merchandising e crie uma ótima estratégia em seu PDV, obtendo mais vendas! Ação de merchandising da C&A e a opinião de pessoas sobre os produtos A C&A do Shopping Iguatemi, em São Paulo, teve uma excelente...

  •  Durante os dias 14 de junho a 15 de julho tivemos a 21ª edição da Copa do Mundo, na Rússia. Torcemos e sofremos pela nossa seleção, mas não foi desta vez que conquistamos o hexa. Mesmo assim, podemos tirar algumas lições que a Copa do...

  • Veja a reportagem no site da revisa Supermercado Moderno A falta de mapeamento de espaços disponíveis em lojas gera perda de receita. E parece que os varejistas perceberam isso e querem reverter a situação Trade Marketing sempre foi o assunto da indústria. É a oportunidade...

  • Existem diversos tipos de ponto extra nos varejos, cada um utilizado com um objetivo especifico para a venda.  Vamos falar sobre como funciona a estratégia para expor esses produtos em cada um destes pontos de venda. 1 – Ponta de Gôndola Essa é uma das...

  • A gestão de preços impacta diretamente nos resultados financeiros, além de preservar e reforçar a imagem da empresa, fidelizando clientes. Uma boa estratégia de pricing proporciona ganhos financeiros e mercadológicos. Definir o preço dos produtos que vendem no seu varejo pode ser complicado. Ainda mais...

  • Blog post da ParanaShop Trade marketing O trade marketing é o processo pelo qual o fabricante promove um contato entre o consumidor e a sua marca através dos canais de distribuição. Em contrapartida, os distribuidores podem se beneficiar com o aumento das vendas. Ele pode ser...

  • A adoção de um posicionamento claro e sustentado em estratégias comerciais coerentes revela-se um fator crítico para o sucesso comercial. Eis o ‘dilema’: o que fazer? Que caminho seguir? Trade up ou trade down no varejo e nas negociações no Brasil? O que é trade...

  • O brasileiro é um povo alegre, festeiro e que transforma até os momentos menos importantes em algo para se comemorar. Quando há realmente motivos para celebração então, a festa é garantida. E, por sinal, 2018 é ano de Copa do Mundo.  O evento é um...

  • As datas especiais sempre são oportunidades importantes para os supermercados buscarem o crescimento das vendas, e não seria diferente com o Dia dos Namorados. A data é a 3ª mais importante do varejo Segundo dados de pesquisas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito)...

  • Uma boa gestão é um elemento fundamental em qualquer organização e isso não deve ser diferente no setor varejista. 

  • APAS SHOW 2018 Nos dias 7 a 10 de maio, na Expo Center Norte (SP), vai acontecer o APAS Show 2018. Segundo a organização do evento, tudo na APAS Show 2018 foi pensado para conectar pessoas e conhecimentos, incentivar a criação de soluções inovadoras e...

  • A 52ª edição da Convenção ABRAS reuniu lideranças empresariais e políticas de 19 a 21 de março, no Riocentro, Rio de Janeiro. Este ano, o evento trouxe o tema “ABRAS Essencial”, com o objetivo de debater a essencialidade dos supermercados brasileiros. Na solenidade de abertura...

  • O varejo não está morto”. Com essa frase, Matthew Shay, presidente e CEO da NRF (Federação Norte-americana de Varejo), deu o pontapé inicial ao NRF Big Show 2018. Organizado em Nova York, o evento reuniu expositores e palestrantes da área de varejo para destacarem o...

  • Páscoa em 2018 A páscoa tem forte apelo comercial para determinados segmentos do comércio, especialmente o alimentício. Abrange hipermercados e supermercados, produtos de padaria, laticínios, doces e balas, açougues e peixarias. Após duas retrações consecutivas em 2015 e 2016, a venda de chocolates durante a...

  • Reportagem da Revista Forbes sobre a Smarket Promoções são rotinas nos supermercados, mas a escolha dos produtos que terão seu preço reduzido tem que ser feita com base em estatísticas de venda, tamanho do estoque, validade, preço e margem de lucro. “A Smarket é uma...

  • O atendimento no varejo é um fator de forte influência na decisão de compra do cliente. Entenda como agir quando a relação com ele não é das mais fáceis.

  • Conheça um pouco da Bi-Rite Market e da Rainbow Grocery Cooperative e se inspire Veja a reportagem no site da revisa Supermercado Moderno Embora sejam pequenas, não muito conhecidas, essas lojas localizadas em São Francisco, nos Estados Unidos, podem garantir um aprendizado interessante para o varejista...

  • Reportagem Floripa É  07/03/2018 Ainda na época de faculdade administração, Marcela Graziano criou a Pronovo Projetos, que prestava serviços de marketing. Sempre interessada pela área de gestão no varejo e comportamento do consumidor, na época que atendia uma rede de supermercados percebeu o quão defasado...

  • Software para supermercados A Smarket é um software para varejos que oferece o beneficio de nortear suas ações, controlar as etapas do processo de perto e de maneira organizada. Além disso, também traz uma visão estratégica das suas ofertas. Por ter o intuito de otimizar...

  • O varejo está vivendo uma época de corrida tecnológica. Quando uma empresa aumenta o patamar de desenvolvimento, as outras buscam parcerias e aquisições para melhorar a tecnologia no varejo. Isso faz com que o nicho se torne muito mais avançado.             Tecnologia no varejo: Amazon...

  • Santa Catarina é líder em geração de emprego no Brasil em 2017 e as perspectivas para 2018 são ainda melhores. Veja como o setor de tecnologia está buscando oportunidades dentro no cenário econômico atual, e como a Smarket segue em um ritmo de inovação e...

  • Casos como o da administradora, que fundou uma startup em Florianópolis, inspiram novas empreendedoras a entrar no universo ainda predominante masculino da TI FABRÍCIO UMPIERRES RODRIGUES, ESPECIAL PARA O NOTÍCIAS DO DIA, FLORIANÓPOLIS 06/01/2018 14H00 – ATUALIZADO EM 19/01/2018 ÀS 17H25 Veja a reportagem no site...

  • O ano do varejo em 2018 chega com o processo de recuperação da economia. Nas projeções feitas com base em dados divulgados mensalmente pelo IBGE, o setor de supermercados deve crescer 2,8% neste ano. Tal crescimento está alinhado com o crescimento previsto para o PIB,...

  • Em certas épocas, principalmente no início do ano e em datas comemorativas, quem passeia pelas ruas logo percebe que as promoções tomam conta do varejo. É difícil passar por alguma vitrine ou encarte que não anuncie descontos. Contudo, ofertar um produto não é sinal de vantagem nas...

  • Marcela Graziano criou a Smarket em 2013, aplicativo que potencializa promoções de supermercados e agiliza divulgação Carolina Papp, enviada especial, O Estado de S.Paulo 12 Dezembro 2017 | 05h00   Ver reportagem no site do Estadão > O software custa a partir de R$ 5...

  • Segundo estudo da Kantar Wordpanel, o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre de 2017. Em seguida Inglaterra (38%), Itália (34,5%) e Alemanha (17,4%). Entretanto, as promoções sem previsões assertivas e embates comerciais nas negociações geraram...

  • O verão no varejo é uma estação que apresenta um comportamento de consumo diferente das demais. Veja como o varejo pode ganhar mais dinheiro nessa época.

  • O natal no varejo é um período que movimenta a economia e altera o dia a dia das empresas. Veja como o seu varejo pode ganhar mais dinheiro nessa época.

  • Nos nossos conteúdos já mencionamos sobre os problemas da escassez de estoques e  os fatores negativos do acúmulo de estoques. Chegou a vez de mencionar um outro problema comum no varejo, e que muitas vezes é a causa do problema de excesso de estoque: A...

  • Vender mais é o objetivo de qualquer varejo. Entretanto descobrir e definir quais são os fatores influenciadores é essencial para saber, de forma estratégica, como os produtos se comportam. Por isso, elencamos alguns dos critérios principais que impactam na venda e decisão de compra do...

  • Por Alessandra Morita – alessandra.morita@sm.com.br – 13/11/2017 O varejista sabe que precisa definir preços de forma mais eficiente, mas poucos conseguem tirar a ideia do papel. Entenda por que e conheça a história bem-sucedida da rede mineira GF Supermercados Veja reportagem no site do Supermercado Moderno...

  • A Black Friday é uma data que surgiu no varejo americano e se espalhou pelo mundo. Veja por quê ela é vantajosa para os lojistas e para os clientes.

  • Saiu uma reportagem com a Smarket no SBT News, no segundo episódio da série Cenários SC, que aborda o tema das startups em Santa Catarina. “Há diversos problemas de nível mundial que dependem de soluções tecnológicas” diz André Leal, especialista em tecnologia. Veja o vídeo...

  • Por que organizar seu banco de imagens Por mais que você seja uma pessoa organizada, provavelmente você já passou pelo problema de procurar uma imagem do seu produto no seu banco de imagens e não a encontrou. O banco de imagens dos varejitas geralmente é...

  • Em certas épocas, principalmente em datas comemorativas, quem passeia pelas ruas logo percebe que as promoções tomam conta do varejo. É difícil passar por alguma vitrine ou encarte que não anuncie descontos. “Antes de fazer qualquer tipo de promoção, é preciso saber a que propósito ela servirá...

  • Segunda reportagem da série “SC Inova em Marketing e Vendas” mostra como uma administradora entrou de cabeça no mundo da TI e desenvolveu uma plataforma utilizada por grandes redes brasileiras     Veja reportagem no site do SC Inova   Desde que estava na universidade cursando...

  • As empresas irão representar o programa de capacitação Startup SC, mantido pelo Sebrae-SC, durante o SaaStr Annual 2018 Veja a reportagem no site da StartupSc   Por meio de uma sessão de pitch e da análise de dados sobre as empresas, nove startups catarinenses foram selecionadas para...

  • Por que a integração é tão importante? A resposta dessa pergunta não é nenhum mistério. Quanto mais separado o processo dos varejos, maior a chance de informações equivocadas surgirem e maior a probabilidade de perda de dados. Às vezes, a integração de informações de uma...

  • Uma boa promoção, com certeza, tem um papel importante na hora de gerar interesse e atrair clientes. Contudo, os resultados só serão positivos se o seu negócio gerar uma boa experiência de compra. Afinal, é a boa experiência de compra que faz com que os...

  • O Latam Retail Show surgiu na junção dos eventos anteriormente organizados pelo Grupo GS& são eles: Fórum de Varejo da América Latina, Retail Real Estate, Redesign, Digitailing e Fórum Internacional de Franquias. Se trata de um congresso que reúne milhares de profissionais do varejo latino...

  • O que é Black Friday? A Black Friday, que se iniciou nos Estados Unidos nos anos 90, surgiu naturalmente com o intuito de queimar estoques antes das datas comemorativas de fim do ano. Ela é uma data muita esperada por varejistas, já que impulsiona as...

  • Ao longo dos anos de tempos em tempos surgem algumas propagandas impactantes que nos fazem refletir, ou jingles que ficam presos na nossa memória, e que depois se tornam tema de conversas. Essa é a intenção das propagandas. Fazer a população pensar sobre a mensagem...

  • Uma das situações que geram mais polêmica nas relações de consumo diz respeito aos erros cometidos ao veicularem a publicidade contendo ofertas de produtos ou serviços. Frequentemente podemos encontrar panfletos de ofertas absurdas, ou propagandas com ofertas que não são encontradas na loja. Se interessou...

  • Não se pode ignorar o fato que os hábitos de consumo dos consumidores estão mudando rapidamente. Novas fusões e aquisições apontam um caminho para os varejistas tradicionais. Para resolver problemas e desafios do varejo do século 21 é necessário aplicar novos pensamentos e tecnologias. Isso requer...

  • Vendas nos Dia dos Pais Com a proximidade da comemoração do Dia dos Pais, o Assaí Atacadista, bandeira do GPA (Grupo Pão de Açúcar) reforçou o estoque de suas lojas, tanto para receber o cliente que vai abastecer seu negócio, quanto as famílias que vão...

  • Ranking das marcas em 2016 Foi lançado este ano a quinta edição do Brand Footprint, ranking da Kantar Worldpanel que lista as marcas de bens de consumo não-duráveis mais adquiridas pelos brasileiros no ano anterior. Em primeiro lugar, Coca-Cola é a marca mais escolhida pelos...

  • Uma grande preocupação dos supermercadistas é saber qual maneira será mais efetiva para determinado produto atingir o público desejado. As ofertas são grande parte dos impulsionadores de vendas, e devem ser escolhidas cuidadosamente. Uma escolha errada pode não fazer efeito para os clientes ou até...

  • A Bluesoft, desenvolvedora de sistemas para redes varejistas de médio e grande porte, acaba de lançar mais um e-book : Principais Tendências Tecnológicas para Supermercados – edição 2017. O livro em formato digital foi escrito por André Faria Gomes e traz cerca de 20 tecnologias...

  • As oscilações da economia e um cenário um pouco mais positivo não tiraram a importância que as promoções ganharam junto aos consumidores nos últimos tempos. O estudo mostra que o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas especiais (40,1%) no primeiro trimestre...

  • Quais mudanças o inverno causa no varejo? Com a chegada do inverno, os hábitos dos consumidores se alteram e é o momento para o varejista estar preparado  para atender essa maior procura de produtos diferenciados. Percebe-se um aumento na procura de produtos como vinhos, queijos...

  • A revista Supermercado Moderno publica anualmente, desde 2007, um ranking dos dados financeiros e físicos dos supermercados brasileiros e agora foi publicada a sua 46ª edição, com 302 hiper, supermercados e atacarejo em 2016. Juntas, essas empresas operaram 5.148 lojas no ano passado, distribuídas pelos...

  • Hoje nosso post é sobre os Millennials. Esse assunto já foi discutido nas edições anteriores da NRF e dessa vez anão foi diferente. Os Millennials são a primeira geração de consumidores que nasceram com acesso a computadores, internet e informações. A visão dessa geração –...

  • A partir dessa semana, iremos postar uma série de conteúdos apresentando as novidades que vimos por New York durante a Retail’s Big Show 2017. Nossa primeira tendência é a Realidade Virtual. Conheça como funciona essa tecnologia e como aplicar no varejo.  O que é Realidade...

  • Os cartazes no varejo são utilizados para chamar a atenção, porém em algumas vezes fazem isso da maneira errada. Entenda como utilizar essa ferramenta.

  • O pequeno varejo não deixará de fazer parte da nossa vida, mesmo com os altos investimentos das grandes redes. Veja o que fazer nesse segmento para crescer.

  • Reter informações é estratégico para a tomada de decisão e hoje cada vez mais empresas buscam armazenar os dados na nuvem. Mas é seguro fazer isso?

  • O varejo evoluiu juntamente com o homem e a sociedade. Entenda o que ele representa e como foi essa evolução desde o seu início.

  • Você está cansado de se incomodar com os furtos no varejo? Entenda como eles ocorrem e o que você pode fazer para diminuí-los.

  • O que é uma empresa familiar? Na teoria, uma empresa familiar é uma organização onde a maioria das pessoas com direito a voto pertence à família que controla o negócio, incluindo os fundadores que pretendem passar o negócio para os seus descendentes. Na prática, como...

  • Os softwares facilitam a vida do varejo e nas promoções isso não é diferente. Com ele, a estratégia das ofertas podem ser muito mais lucrativas.

  • As tecnologias fazem parte da realidade dos varejos, mas isso acontece com as promoções? Veja o papel de um software para gerenciar ofertas na sua empresa.

  • Quero aumentar o meu lucro mas não sei por onde começar. Será que diminuir os gastos do meu varejo pode me ajudar a alcançar isso?

  • Todos os varejistas convivem com a ruptura, o importante é minimizar ao máximo o seu impacto. Veja o que elas representam no dia a dia das empresas.

  • Softwares são programas que permitem realizar atividades específicas em um computador e no varejo eles surgem para automatizar e facilitar as atividades.

  • As datas comemorativas impulsionam as vendas do varejo. Veja dicas do que fazer e não fazer para ganhar mais dinheiro com elas

  • Em um setor complexo e tradicional, aderir à mudanças é muitas vezes um tabu, mas você pode estar ficando para trás. Veja como e por que inovar no varejo.

  • Responsável por uma queda de 5 a 10%, em média, nas vendas das empresas, a ruptura de estoque é uma realidade em muitos varejos

  • Cada vez mais utilizadas e presentes na vida das pessoas, as redes sociais no varejo têm modificado o hábito de compra dos consumidores

  • Você costuma cortar gastos em tecnologia no varejo para evitar despesas? A verdade é que esse custo pode ser um investimento

  • Aumentar as vendas no varejo não é tarefa fácil, afinal o setor é agitado e muda diariamente. Veja dicas simples que podem ajudar o seu negócio.

  • A participação de até 27% nas vendas das lojas é alta, então confira o que você deve e não deve fazer com os tabloides do seu varejo.

  • Os compradores desempenham importante papel no resultado final das promoções, afinal, são eles que negociam o custo dos produtos das ofertas,

  • Responsáveis por boa parte do capital das empresas e complexos, os estoques no varejo precisam ser muito bem geridos pelas empresas.

  • Presente no processo de ofertas, a pesquisa de preços dos concorrentes ainda é deficiente em muitos varejos. Veja 9 dicas para acabar com isso.

  • O ERP é um sistema da informação muito presente nas empresas, mas você sabe por que ele é tão importante para o seu varejo?

  • Pesquisa revela que o volume de compras no setor voltou ao nível de 2010. Entenda o comportamento dos consumidores para vender mais na crise.

  • A revista Supermercado Moderno publicou o ranking dos supermercados no Brasil em 2015, veja o que mudou no setor em relação ao ano anterior.

  • Supermercados utilizam ofertas como estratégia de aumentar suas vendas, porém não são todos que fazem isso da maneira mais assertiva.

  • Ofertas representam de 10% a 45% das receitas totais dos varejos. Entenda os pontos que devem ficar claros no momento que você planeja suas promoções.

  • Trazidos para o Brasil pelo Makro em 1972, os atacarejos crescem cada vez mais no setor de supermercados, principalmente entre as classes C, D e E.

  • Conforme revela novo estudo da CVA Solutions sobre varejo alimentar, as promoções no setor são determinantes na hora do consumidor decidir aonde irá comprar.

  • Ao integrar num ambiente virtual as áreas comercial, de pricing e marketing, rede Imperatriz melhora o resultado dos tabloides.

  • O varejo brasileiro adotou postura proativa em relação a crise e mostra como é possível criar resultados positivos durante este momento e de forma duradoura.

  • A empresa irá se apresentar TechCrunch Disrupt, maior feira mundial de Startups.